A banda Mantiqueira, grupo paulista liderado por Nailor Azevedo, o "Proveta", abre a edição 2008 do Unimúsica, que tem Contrapontos como tema.
O objetivo deste ano é unir o consagrado ao novo, proporcionando assim um enriquecimento de ambas as partes.
O show da banda Mantiqueira acontece dia 3 de abril, no Salão de Atos da Ufrgs, às 19h.
A entrada é franca e as senhas podem ser retiradas a partir de 31 de março no Museu da UFRGS, no campus central da universidade ou solicitadas através do site www.museu.ufrgs/agendamento.
Além de Proveta - sax alto e clarinete - estarão no palco mais treze músicos: Ubaldo Versolato – sax barítono, flauta e piccolo; Cacá Malaquias – sax tenor e flauta; Vinicius Dorin – sax tenor, soprano e flauta; François de Lima – trombone de válvulas; Valdir Ferreira – trombone de vara; Nahor Gomes, Walmir Gil e Odésio Jericó – trompete e flugelhorn; Jarbas Barbosa – guitarra elétrica; Edson Alves – contrabaixo elétrico; Lelo Izar – bateria; Fred Prince e Guello – percussão.
Com uma formação semelhante a das clássicas big-bands dos anos 50, a Mantiqueira traz uma forte influência das orquestras de Severino Araújo, Thad Jones, Count Basie e Duke Ellington.
A referência jazzística, no entanto, não afastou a banda dos compositores brasileiros, freqüentemente revisitados pelos músicos que formam a banda.
No vasto repertório novos arranjos para músicas de Pixinguinha, Cartola, Nelson Cavaquinho, Tom Jobim entre outros.
O primeiro dos três CDs da banda, Aldeia (1996), rendeu uma indicação ao Grammy e turnês nos Estados Unidos e Europa.
Além disso, algumas participações especiais nos shows da banda como de Gal Costa, Sérgio Santos e Guinga, que também é atração do Unimúsica 2008.
Nenhum comentário:
Postar um comentário